
PALESTRANTES

Profa. Dra. Maria Rita dos Santos e Passos-Bueno (IB-USP)
Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado (1983) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1987); Professora Titular de Genética (2007). Tem experiência na área de Genética Humana e Genômica Molecular, atuando principalmente em investigações que visam compreender os mecanismos genéticos causativos de doenças de desenvolvimento, dentre elas o Autismo. Mais recentemente tem investido na compreensão do mecanismos moleculares associados ao autismo utilizando como principal modelo as células-tronco pluripotentes induzidas. Também coordena um serviço de aconselhamento genético para famílias com indivíduos com transtornos do espectro autista. Coordena o laboratório de Diagnóstico Molecular de Doenças do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células Tronco (http://laboratorio.genoma.ib.usp.br).

Dr. Alexander Kolevzon (Mount Sinai - Nova York)
Psiquiatra da infância e adolescência, e professor de Psiquiatria e Pediatria na Escola Mount Sinai em Nova York. Diretor de Psiquiatria Infantil e Adolescente do Sistema de Saúde Mount Sinai, e Diretor Clínico do Centro de Pesquisa e Tratamento do Autismo na mesma instituição.

Profa. Dra. Helena Brentani (IPq - FMUSP)
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora do departamento de psiquiatria da FMUSP. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão gênica, gênomica, neurociências, transtornos do espectro autista, transtornos do neurodesenvolvimento.

Dr. Estevão Vadasz (IPq-FMUSP)
Dr. Estevão Vadasz é psiquiatra da infância e adolescência. Foi professor-instrutor chefe do setor de psiquiatria da infância e adolescência da Santa Casa de São Paulo e criador do PROTEA (programa transtornos do espectro autista) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é colaborador do ambulatório de atendimento do PROGENE - USP.

Prof. Dr. Guilherme Polanczyk (IPq-FMUSP)
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Residência em Psiquiatria (2005) e em Psiquiatria da Infância e Adolescência (2007) pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Doutorado no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience at King's College London (2008) e na Duke University, EUA (2008-9), Livre Docência em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade de São Paulo (2016). É Professor Associado, Disciplina de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP. É Chefe da Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria (Hospital das Clínicas, FMUSP) e Coordenador do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces do Instituto de Psiquiatria. É Co-Editor do European Child & Adolescent Psychiatry e do Archives of Clinical Psychiatry (USP). Foi identificado em 2018 como Global Highly Cited Researcher. Atua na área de Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Profa. Dra. Martha Hübner (IP – USP)
Graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), concluiu mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1982 e 1990, respectivamente. Atualmente é professora titular na Universidade de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia de 2002 a 2005; coordenou o programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental da USP (nota máxima na CAPES) de 2005 a novembro de 2012; foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental por dois biênios 2008/2009 e 2010/2011. Em 2014 foi eleita Presidente da Association for Behavior Analysis International (ABAI- 2014 a 2017), tendo atuado junto ao Conselho Executivo da ABAI de 2009 a 2014 (Maio) como Representante Internacional eleita. Atualmente, é coordenadora do Programa CAIS - USP: Centro para apoio ao autismo e inclusão social. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Tem experiência de docência, pesquisa e aplicação em Psicologia, em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, aprendizagem, leitura, equivalência de estímulos, leitura recombinativa, autismo e terapia comportamental. Em Maio de 2018 recebeu o Prêmio por "International Dissemination of Behavior Analysis", concedido pela ABAI , maior fórum científico mundial na área.

Prof. Dr. Fabio Papes (IB – Unicamp)
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Realizou pós-doutoramento na Harvard University, Cambridge, Massachusetts, EUA. Atuou como Pesquisador Sênior na Alellyx Applied Genomics S.A., Campinas. Atuou como Pesquisador Associado junto ao Scripps Research Institute, San Diego, Califórnia, EUA. Atualmente, é Professor Livre-Docente no Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem projetos de pesquisa nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Evolução Molecular, com ênfase no estudo molecular e evolutivo dos sistemas sensoriais de mamíferos e no estudo de doenças genéticas humanas que afetam o sistema nervoso.
_edited.jpg)
Prof. Dr. Erasmo Casella (ICr-USP)
Professor Livre-Docente em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é médico do Instituto da Criança do HCFMUSP, Coordenador do ambulatório de Distúrbios do Aprendizado do Instituto da Criança do HCFMUSP. Professor Colaborador Médico do Departamento de Pediatria da FMUSP. Tem experiência em Distúrbios do Aprendizado, Déficit de atenção, Transtornos do Espectro Autista, Erros Inatos do Metabolismo e Emergências em Neurologia Infantil.

Angela Maria de Oliveira Gomes
Professora, psicopedagoga, coordenadora da Educação Especial de Carira/SE e mãe da Gabriela e do Ronald (Síndrome de Phelan-McDermid).